(+ 351) 213 303 720

 

Ricardo Pereira da Silva tem uma carreira como marketeer, estratega e criativo publicitário, a trabalhar marcas conhecidas ao longo de mais de 25 anos.

Pelo meio, foi coach na área do Futebol, manager e agente na área da Música e do Desporto Motorizado; foi advisor de marketing em várias áreas, como a Moda, o Desporto e o Turismo, entre outras; no campo académico, é formador, docente universitário no curso de Soft Skills & Personal Marketing e orador convidado em vários seminários, congressos e workshops, de marketing e fotografia.

A sua vida, pautou-se, no entanto, por uma ligação constante e inesgotável à Fotografia, como fotógrafo amador e, na Publicidade, como art director, júri e produtor.

Uma crença e uma paixão insaciável pelas Pessoas e por ajudá-las a passar uma mensagem que as beneficie e lhes dê uma marca própria, que as distinga e diferencie num mundo cada vez mais competitivo e descartável.

O seu percurso transformou-o naturalmente num fotógrafo que nunca abandona o raciocínio customer centric por detrás duma fotografia profissional, mas também num eterno marketeer, habituado a analisar, de forma constante, pessoas, comportamentos e tendências, sem nunca se separar da sua visão de fotógrafo, da sua paixão pelo enquadramento perfeito e pela Luz – a que é suavizada pelas nuvens, a que é emprestada pelas lâmpadas e acima de tudo a que não se vê mas se sente: a luz de cada Pessoa


Todos temos uma História para contar.

Uma viagem de 7 dias com um dos mais conceituados fotojornalistas do Mundo, Ulet Ifansasti, da Indonésia, mudou a vida de Ricardo Pereira da Silva e uma carreira dedicada ao marketing. Após a insistência e a motivação do fotógrafo de Jakarta, decidiu dar uma oportunidade à sua antiga paixão: a Fotografia. Sentindo que tinha o domínio sólido sobre as ferramentas da fotografia, decidiu adquirir formação sobre as 2 principais matérias-primas da Fotografia: a Luz e a Sombra. Especialmente, a Luz artificial.

Nesse mesmo curso, descobriu sem margem para dúvida, qual seria o seu caminho na Fotografia: fotografar Pessoas e, mais do que elas conseguem mostrar, essencialmente o que elas não conseguem deixar de esconder por detrás de máscaras socialmente correctas, não tanto por falta de honestidade, mas essencialmente por falta de confiança ou motivação, ou por medo de se mostrarem como são, num mundo que premeia e canoniza exageradamente aqueles que são agrupáveis e fáceis de catalogar.

Em 2016, poucos meses depois de auto-descobrir o seu caminho de 'Humanização através da Fotografia' e de concluir um curso de representação teatral, que fez com o objectivo de melhor entender o mecanismo das expressões humanas; Ricardo é convidado para ser fotógrafo oficial da exibição em Lisboa, do Human  - o documentário do realizador Yann Arthus-Bertrand, que é um hino ao Ser Humano e que tanto influenciou a motivação e estilo fotográfico do fotógrafo.

Ainda nesse ano, Ricardo Pereira da Silva lança o seu primeiro workshop de fotografia. As suas competências para trazer naturalidade e conforto a um dos momentos potencialmente mais artificias que um ser humano pode experimentar - uma sessão fotográfica - bem como uma longa carreira como marketing storyteller, permitiram-lhe lançar o que viria a tornar-se no primeiro e único workshop de Fotografia no Mundo no qual se aprende a ser fotografado, e um Manifesto pelo 'Direito à Personalidade de cada um e da História que cada pessoa tem para contar', num exercício de evidente Humanização da fotografia de retrato - o RAWPHØTOLOGY WORKSHOP. 

Graças a este mesmo workshop, Ricardo viria a ser convidado, uns meses depois, para integrar o Corpo Docente do Curso de Pós-Graduação em Soft Skills e Marketing Pessoal, no ISEG (Lisboa), ao mesmo tempo que o mercado lhe pedia um formato deste workshop para empresas, uma vez que ele se mostrava como uma poderosa e natural ferramenta de team building.

Ainda no ano de 2017, numa visita na qual privou em exclusivo durante 2 dias com a lenda viva da Fotografia, Steve McCurry, graças a um convite da Câmara Municipal do Porto para mostrar os encantos da cidade que tanto o apaixona, pelos seus próprios olhos e palavras, ao fotógrafo norte-americano, Ricardo teve 2 confirmações determinantes para a sua carreira: confirmou pessoalmente o porquê da sua admiração por McCurry; e que, tal como ele, também tinha escolhido o seu próprio caminho na Fotografia e este já não podia ser outro. Confirmou que partilham a mesma paixão, mas motivações e métodos distintos.

Descobrir isto, sem abdicar da humildade que a diferença de experiência e reconhecimento impõem, foi a confirmação inequívoca de uma vocação, duma missão e dum compromisso para com todos os que lhe confiam e confiarão a sua história.


Formação

Gestão de Marketing

IPAM

1996 • Porto

 

Gestão Avançada de Projectos

Price Waterhouse Coopers

2000 • Porto

 

CAP - Certified Competencies for Training

AEP FORMAÇÃO

2001 • Porto

Curso de Iluminação Fotográfica

CENJOR

2015 • Lisboa

 

‘Seeing Through Photographs’ Course

MoMA – The Museum of Modern Art | New York

2016

 

Curso de Representação ‘Teatro em Mim’

S. I. Guilherme Cossoul

2016 • Lisboa

 

Curso de Visualização e Gestão da Cor

CENJOR

2018 • Lisboa


0%
error: This content is protected.