(+ 351) 213 303 720

 

Photo Storytelling

Uma câmara profissional é capaz de captar 8 fotografias num segundo. 8 capitulos de uma história que dura um segundo mas que pode mudar uma vida.

Em cada um desses 8 fotogramas, e mesmo que uma pessoa não se mexa, uma infinidade de coisas pode mudar. A maior parte das pessoas pode não saber explicá-lo, mas toda gente escolherá uma foto como sendo a sua preferida: a foto em que essa pessoa e a sua energia estão mais alinhadas consigo mesma e com aquilo que essa pessoa representa para cada um, em função da história que as une.

Há algo que nos leva a pensar 2 vezes, antes de escolhermos a roupa mais adequada para uma entrevista ou antes de publicarmos um resumo sobre nós no Linkedin ou um post sobre algo que pensamos, no Facebook. O mais provável é fazê-lo por termos a noção que aquilo que vestimos ou escrevemos condicionará irremediavelmente aquilo que pensam sobre nós e passará a fazer parte da nossa imagem. É por essa mesma razão e porque nem toda a gente tem coragem, tempo ou motivação para nos perguntar porque nos vestimos assim ou para ler o que escrevemos nas redes sociais, que a imagem certa vale mesmo mais que 1000 palavras.


Photo Storybuilder

Quem fotografa alguém que se preocupa com a sua Marca Pessoal, deve ter competências que vão muito para além das da Fotografia, porque todos os factores e acima de tudo os detalhes numa fotografia, geram uma imagem e nos posicionam irremediavelmente junto de quem nos vê.

Quem fotografa uma pessoa que quer deixar uma marca, deve ser o melhor dos fotógrafos, ter os mesmos conhecimentos que o melhor dos marketeers e as aptidões de um art director e de um storyteller. Deve saber analisar uma marca e definir a estratégia certa, para vencer num mercado onde há cada vez melhores profissionais e com cada vez mais meios para se promoverem. Deve trabalhar com uma equipa de profissionais com competências analíticas evidentes naquilo que mais importa na fotografia de Retrato: as Pessoas. E uma equipa que garanta a melhor história, em termos técnicos da Fotografia: o melhor make-up artist, cabeleireiro, produtor, location manager e decorador; ou o mais hábil dos carpinteiros e o assistente que sabe onde comprar os melhores croissants da cidade, às 5:00 da manhã, para manter toda a equipa feliz.

Tudo que o que cabe dentro de um fotograma é um elemento que pode ser patrocinador ou destrutivo duma boa história. Por isso, nenhum detalhe pode ser descurado. Porque numa foto que conta uma história, o Fotógrafo deve ser não só um técnico, mas também um visionário, um hostoriador e contador de histórias, o lider de uma equipa multidisciplinar e o curador da obra e dos interesses de quem fotografa.

Hoje mais do que nunca, não basta sermos os melhores. Temos que ter a melhor marca, saber diferenciá-la e conseguir contá-la em 10 segundos. Talvez por isso, um projecto fotográfico de Retrato, leve facilmente 10 horas de trabalho, entre pesquisa, conversa, selecção da equipa, pré-produção, sessão, análise e pós-produção.

Porque uma boa História merece tudo isto e é para toda a vida.

© RAWPHOTO 2018, All Rights Reserved.

0%
error: This content is protected.